Redefinir Senha

Submeter Propriedade
Resultados de Pesquisa

O que visitar no Gerês

Publicado em 13 Maio, 2018 por topgeres

Pretende visitar a Serra do Gerês mas não sabe bem por onde começar a descobrir os fantásticos lugares de que tanto tem ouvido falar e lindas imagens todos os dias vê publicadas nas redes sociais. Pode fácilmente chegar até estes lugares e muitos outros usando a nossa Aplicação para dispositivos móveis com download em http://onelink.to/gqh7ev

1 – Santuário de Senhora da Abadia

Considerado por muitos o mais antigo santuário mariano, que teria sido construído entre os séculos VII e VIII. Este Santuário vive normalmente de uma atmosfera de calma e silêncio, apenas cortado pela sinfonia das águas e chilrear dos pássaros. Sinta-se um eremita e participe na magia do lugar.

2 – Mata Nacional ( Albergaria, São Miguel e Palheiros )

Este é um dos exlibris do Parque Nacional da Peneda Gerês. A fauna característica em que pontificam espécies únicas de Carvalhos, Teixos, Vidoeiros, Sequoias dão um ambiente mágico ao local. Aqui poderá percorrer um trilho chamado das ” 7 Pontes ” acompanhado pelas cascatas, lagoas do Rio Homem e locais encantados. Sinta-se naturalista e identifique as diferentes espécies de árvores e plantas que vai encontrar

3 – Geira Romana e Albufeira de Vilarinho das Fu6rnas

História cultura e tradição aliadas a uma beleza rara. Não se trata de um lugar invejável mas de um lugar único no nosso país e no mundo. Se por um lado a visita à aldeia submersa de Vilarinho da Furna nos obriga a percorrer a vivência de um povo desaparecido, seus costumes e tradições, logo ali, do outro lado, recuamos ao tempo das invasões Romanas que desenharam este caminho a que chamaram de Geira ou Via Nova XVIII.  Sinta-se historiador e queira saber mais deste lugar.

4 – Fecha de Barjas 

Considerada a mais bela cascata do Gerês, compreende uma passagem do Rio Arado, onde a água percorre uma série de lagoas em socalcos precipitando-se finalmente neste paradisíaco lugar. Sinta-se selvagem e mergulhe nas águas transparentes da lagoa.

5 – Albufeira da Caniçada

Este é o lugar onde tudo acontece. A Albufeira da Caniçada é talvez o lugar incontornável na sua visita ao Gerês. Aqui irá encontrar restaurantes e esplanadas sobre o plano de água, praticamente todos os desportos de água que consiga imaginar e um pôr de sol formidável. Sinta-se com adrenalina e experimente as sensações dos desportos aquáticos.

6 – Aldeia de Pitões das Júnias

Pitões das Júnias é uma tradicional aldeia serrana do Concelho de Montalegre. Os pequenos arruamentos que formam encruzilhadas misteriosas, as casas em pedra, os fantásticos campos verdes e uma soberba vista para os picos mais altos da Serra do Gerês são alguns motivos que conduzem viajantes de todo o país até aqui. Sinta-se aventureiro e descubra todos os mistérios deste lugar.

7 – Aldeia de Brufe

Brufe, é uma pequena aldeia do Concelho de Terras de Bouro que apesar de se encontrar numa encosta da Serra Amarela. São apenas pequenas casas de granito construídas que nos transportam numa viagem no tempo, tanto pela sua genuinidade como pelas pessoas que lá vivem, neste momento apenas seis. Com uma vista de cortar a respiração sobre o vale do Homem, proporciona um pôr de sol inesquecível.  Sinta-se Zen e contemple o pôr do sol desde a aldeia de Brufe.

8 –  Miradouro da Pedra Bela

Pedra Bela, é o miradouro mais visitado na Serra do Gerês. Aqui vai encontrar desde uma fantástica atmosfera proporcionada pela mata constituída por Pinheiros Ibéricos e Cedros até uma fantástica vista sobre as montanhas, Caniçada, Vila das Caldas do Gerês e Vilar da Veiga. Sinta-se um pássaro e deixe a sua imaginação voar.

9 –  Lagoa de São Miguel – Rio Homem

Ao chegar à fronteira com Espanha o visitante não deixará de reparar neste local. No Verão esta é provavelmente a lagoa mais visitada do Parque Nacional da Peneda Gerês. O local é lindo com uma imensa envolvente natural e as águas transparentes o convite a um mergulho. Aqui não poderá estacionar o seu carro, para isso terá que percorrer 1 Km, onde na fronteira com Espanha encontrará um Parque onde o poderá fazer. Sinta-se relaxado e passe uma tarde na margem do rio.

10 – Aldeia de Fafião

Aldeia Comunitária com uma acentuada característica serrana.  Seu casario de pedra granítica erigido, suas gentes orgulhosas e afáveis dedicadas ao pastoreio e agricultura, suas tradições mantidas vivas pelo núcleo local do Eco-museu do Barroso são um convite a descobrir este local. Sinta-se um pastor e percorra os trilhos da serra.